Manuel Jorge, ex-Ciclista do Futebol Clube do Porto

Ex-ciclista do F.C. do Porto. Nascido em 1945, depressa mostrei um enorme interesse pela ciclismo e em especial pelo Futebol Clube do Porto, clube da minha vida.

Arquivo do blogue

Seguidores

domingo, maio 08, 2016

Onde tudo começou...


E lá foi no longínquo ano de 1961, onde tudo começou com uma simples corrida popular de bicicletas na freguesia de Delães onde, com uma bicicleta alugada, e como tantos outros sem possibilidades, mas com muitos sonhos por cumprir que tudo começou... (3º ciclista da da direita para a esquerda). 



Nessa corrida o interesse despertou...e rapidamente um reconhecimento de uma capacidade inata levou-me para o clube do Vila das Aves e posteriormente para o Futebol Clube do Porto, e daí até a minha participação na 29ª Volta a Portugal, após um conjunto de triunfos, que garantiram a minha ascensão à Equipa profissional do F.C. Porto, clube do meu coração.


Vitória em corrida do Campeonato Nacional de Amadores com a camisola do Futebol Clube do Porto em 1965.

Manuel Jorge Ciclista



                        Campeonato Nacional de 1965 - Fundo, Amadores - 1º classificado


                    Campeonato Nacional de 1965 - Rampa, Amadores - 1º classificado




Campeonato Nacional de 1965 - Perseguição, Amadores - 1º classificado




                            Jogos Luso-Brasileiros 1966, ciclismo - 1º classificado






O registo jornalistico da época sinalizava a minha subida à equipa principal do FC Porto para participar na 29ª volta a Portugal.  


Manuel Jorge Ciclista



Nessa caminhada, os treinos começavam quase sempre desde Delães na deslocação de bicicleta até ao Porto e daí, sim, a partir do estádio das Antas e na companhia dos companheiros, em que foi publicada esta foto da Equipa. 

Manuel Jorge Ciclista


Tudo decorria bem, até ao acidente que sofri no decurso do Porto-Lisboa e que me provocou uma fractura craniana e me colocou entre os dois mundos.



Nesta queda em que acabo por sair da estrada, em que mais alguns companheiros desta clássica também cairam, caí desamparado e de cabeça junto a um pequeno ribeiro. Levado para o Hospital de Águeda de urgência, acabei por ser salvo pelo saudoso médico José Barreiro de Magalhães, que pela sua rápida e persistente intervenção no diagnostico me conduziu para a sala de operações para tratamento e inserção de uma placa craneana que ainda hoje continua lá....

Salvo pelos médicos, esta queda iria ser o principio do fim da minha carreira de ciclista profissional no FC Porto, com a posterior mobilização para serviço militar e destacamento para a Guiné-Bissau, na então colónia portuguesa do Ultramar durante quase 3 anos.